Foram seis os jogadores de boccia da APCC que alcançaram o apuramento para o Campeonato Nacional Individual Absoluto e, por isso, viajaram no passado fim de semana até Torres Novas para participar na última prova da época 2023/2024: António Marques (na 1.ª Divisão da classe BC1), Rui Gomes (2.ª Divisão BC1), Teresa Vendeiro (1.ª Divisão BC2), Ricardo Ferreira (1.ª Divisão BC3), Ana Laura Ferreira e Raquel Miranda (2.ª Divisão BC3).
Depois de muitos jogos disputados, da grande determinação que todos colocaram nas suas prestações e do grande espírito de equipa evidenciado por atletas e técnicos, houve três destaques essenciais: a medalha de ouro conseguida pelo Rui Gomes; a confirmação da enorme importância e envolvimento das ‘famílias do boccia’ da Associação, tanto enquanto acompanhantes como fora do campo, à semelhança do que aconteceu ao longo de todo o ano desportivo; e a celebração do aniversário da Ana Laura, precisamente ‘em família’!
No balanço em números da época que agora terminou, os jogadores da APCC conquistaram um total de 9 medalhas: três nacionais, por António Marques, Catarina Branquinho e Teresa Vendeiro (equipa BC1/BC2, que chegou ao bronze), António Marques (bronze individual) e Rui Gomes; e seis regionais, por António Marques, Rui Gomes e Teresa Vendeiro (equipa BC1/BC2, que alcançou o ouro), António Marques, Teresa Vendeiro (ambos prata individual), Rui Gomes (ouro individual na 2.ª Divisão), Raquel Miranda (ouro individual na 2.ª Divisão) e Ana Laura Ferreira (bronze individual na 2.ª Divisão).
O Campeonato Nacional de Boccia – Individual Absoluto teve lugar no Palácio dos Desportos de Torres Novas, nos dias 22 e 23 de junho. Participaram 63 atletas, em representação de 18 clubes e associações, tendo a organização cabido à PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto.
O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.
