Os apoios disponibilizados pela APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra na área dos recursos para a inclusão visam promover a igualdade de oportunidades no acesso à educação, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais inclusivos e integradores. Em parceria com agrupamentos de escolas e estabelecimentos de ensino, a APCC atua diretamente com alunos, professores e famílias, com o objetivo de eliminar barreiras à aprendizagem e à participação.
Psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, fisioterapeutas, professores e outros técnicos especializados asseguram respostas diferenciadas, que se concretizam tanto nas escolas, através do apoio direto a alunos e comunidades educativas, como em atividades realizados na própria Associação ou em contextos comunitários. Em qualquer dos casos, o trabalho é desenvolvido lado a lado com docentes, auxiliares, famílias e parceiros locais, numa lógica de complementaridade e de construção de estratégias que valorizem as capacidades de cada criança ou jovem.
Centro de Recursos para a Inclusão
A intervenção do CRI está orientada para a criação de soluções que favoreçam a participação plena dos alunos em contexto escolar, seja através de sessões terapêuticas, seja pelo envolvimento direto nas salas de aula. O acompanhamento pode acontecer individualmente ou em grupo, com adaptações específicas a cada caso e sempre articulado com os professores. Mais do que um serviço externo, trata-se de se assumir como parte integrante da vida escolar, procurando garantir que todas as crianças e jovens, independentemente das suas características ou necessidades, possam aprender, crescer e participar de forma ativa na escola.
Outro eixo de atuação do CRI prende-se com o apoio à transição dos jovens com deficiência ou incapacidade para a vida pós-escolar. Este acompanhamento é feito através da construção de Planos Individuais de Transição, desenhados em função dos interesses, competências e expectativas de cada um. Aqui, trabalha-se com as famílias, com as escolas e com as entidades da comunidade, numa lógica de articulação e continuidade. É um trabalho de preparação, mas também de descoberta: das possibilidades, dos recursos e dos contextos onde cada jovem pode realizar o seu projeto de vida, através da integração em atividades formativas, de capacitação ou profissionais.
Um compromisso com a inclusão
No CRI, acredita-se que a escola é de todos e para todos. Por isso, cada ação, cada intervenção e cada estratégia é construída com base no respeito pela diversidade e no reconhecimento do potencial de cada aluno. Trabalhar pela inclusão é, mais do que uma missão, um compromisso diário com o direito de aprender e de pertencer.