Sabem o que é um tsuru? Trata-se de uma ave sagrada no Japão, que simboliza paz, saúde, longevidade e fortuna, além de ser também uma das figuras mais tradicionais em origami. Diz-se que presentar uma pessoa com enfeites de tsuru significa desejar felicidade, vida longa e gratidão. Com tudo isto em mente, fica fácil perceber como foi especial o mais recente Almoço Temático da Formação Profissional da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, que se realizou ontem e teve precisamente como tema a arte tradicional japonesa de dobrar papel para criar figuras tridimensionais.
É que não faltaram, na Sala do Redondo da Quinta da Conraria, tsurus e expressões de gratidão dos comensais perante os desejos expressos… mas também a qualidade da refeição! E, numa daquelas circunstâncias em que tudo bate certo, foi significativo ainda que um Almoço Temático em torno de temas como a harmonia e a resistência tenha decorrido no dia do 49.º aniversário da APCC, o que mereceu uma longa salva de palmas.
Voltando à (deliciosa) refeição em si, resta-nos revelar a ementa: folhados de frango e patê de delícias como entradas; sopa juliana; lombo com castanhas, arroz e salada mista; para sobremesa, folhados de maçã e canela, bolo de bolacha e fruta laminada. Este Almoço Temático foi realizado e servido pelos grupos de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a) e Empregado(a) de Mesa, sob a orientação das formadoras Eugénia Luís e Clara Godinho, com a preparação do espaço (mesas, pratos, etc.) da responsabilidade das formadoras Maria João Mariz, Mónica Tavares e Clara Godinho (que asseguram ainda, junto dos cursos a que ministram formação, a decoração) e o cartaz a cargo dos formandos do curso de Auxiliar de Apoio Administrativo, sob a orientação do formador Jorge Pereira.
Os Almoços Temáticos da Formação Profissional visam enriquecer o percurso dos formandos, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar e praticar todos os aspetos envolvidos na organização de uma refeição para um grupo alargado de pessoas. Desde a seleção da ementa até à confeção dos pratos, ao serviço e à decoração do espaço, assumem a responsabilidade por cada detalhe, preparando-se dessa forma para os desafios do mundo do trabalho nas respetivas áreas.
No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a área de Formação Profissional neste site.