É um momento histórico, numa data histórica: no próximo dia 25 de abril, os Ligados às Máquinas vão fazer a apresentação nacional do seu primeiro disco, “Amor Dimensional”! Esta verdadeira celebração – da música, da liberdade, da partilha, do amor – vai ter lugar em Coimbra, na Sala Grande da Oficina Municipal do Teatro, a partir das 21H30, numa parceria entre a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e o Teatrão, com o apoio da Omnichord.
Esta será a primeira oportunidade para escutar ao vivo todas as canções do disco de estreia da orquestra de samples da APCC, criado com recurso a matéria sonora cedida por mais de 30 artistas nacionais, e fazer com os elementos do grupo a viagem por um dia inteiro que nos propuseram nesse registo: do amanhecer ao acordar, da procrastinação à tensão, da obrigatoriedade à liberdade de escolha limitada, da melancolia confortável à refeição aconchegante até ao merecido descanso (enriquecido pela possibilidade de sonhar). Será, por todos os motivos, imperdível!
Os bilhetes já estão à venda na Oficina Municipal do Teatro e nos postos e site da Ticketline.
Os Ligados às Máquinas são, provavelmente, a primeira orquestra de samples composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo. A sua música é uma construção sui generis: junta pedaços cuja conciliação pode parecer forçada ou mesmo impossível, para apresentar um todo unificado e harmonioso que, muito provavelmente, não soa a nada que já tenha escutado até hoje. Há 12 anos que têm vindo a tecer esta sua ‘manta de retalhos sonora’, onde se cruzam hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas.
Já se apresentaram ao vivo em vários pontos do país, através de espetáculos em nome próprio ou da participação em projetos colaborativos. Foi, aliás, para um desses concertos – quando se apresentaram no festival Nascentes, em 2023 – que foram criados e onde foram tocados pela primeira vez alguns dos temas do álbum que agora apresentam na totalidade.
“Amor Dimensional” foi editado pela Omnichord no final do ano passado. Está disponível em vinil (em duas versões, preto e mármore), que pode ser adquirido através do Bandcamp. Também o pode escutar nas plataformas digitais.
A música é uma das várias áreas do campo artístico dinamizadas na APCC, com quatro grupos atualmente em atividade. No âmbito do Departamento de Música, o trabalho desenvolve-se também através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada.