APCC

Cooperação transnacional: profissionais italianos visitam APCC

Na APCC- Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, esta tem sido uma semana cheia de partilhas, aprendizagens e diálogos… em duas línguas! Um grupo de profissionais de várias organizações italianas está a visitar a instituição, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido em diferentes áreas, numa lógica de aprendizagem e contacto com boas práticas em contexto real.

Já se inteiraram da tipologia diversa de respostas dadas no Centro de Reabilitação, na Quinta da Conraria tiveram contacto com as diferentes intervenções realizadas no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) e conheceram o Lar Residencial Dr. José Mendes de Barros, sempre em interação com as equipas e utentes.

Os últimos dias serviram ainda para os elementos deste grupo – assistentes sociais e diretores técnicos de unidades residenciais – prestarem particular atenção ao trabalho realizado no Lar de Apoio e na Oficina do Brinquedo, bem como pelo Serviço de Apoio à Vida Independente, Centro de Recursos Local e Departamento de Educação Física e Desporto. E até sexta-feira, ainda haverá tempo para refletir sobre as observações efetuadas.

Esta visita decorre no âmbito da parceria da APCC com a SERN (Sweden Emilia Romagna Network), uma das principais redes transnacionais europeias, que promove as relações entre o Norte e o Sul da Europa, no sentido de uma sociedade mais inclusiva, sustentável e digitalizada. Em Coimbra, estiveram desta vez representantes de organizações públicas ou semi-públicas de Parma, Bolzano, Borgonovo Val Tidone e Modena, que atuam na área dos serviços sociais, saúde e apoio a populações vulneráveis.

Esta iniciativa conta com financiamento do programa Erasmus+, no âmbito da Ação – Chave 1: Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem. São vários, aliás, os projetos dinamizados na APCC com o apoio daquele programa europeu, estando atualmente em curso o “diversHUBility – percorsi di formazione e di avviamento all’imprenditorialità per persone con disabilità” e o “Lead to Change”.