APCC

Da memória do passado à alegria do presente: Carnaval da Quinta da Conraria percorreu 50 anos de APCC

Quando a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra foi fundada, em 1975, ainda o movimento hippie dava sinais de vida, embora provavelmente não passe pela cabeça de ninguém relacionar os dois factos… Na verdade, tal ligação até parece mais uma brincadeira de Carnaval… Porque o foi mesmo: o passeio dos hippies de 75 foi o tema escolhido pela Oficina Ocupacional 1 para ‘abrir’ o Desfile de Carnaval da Quinta da Conraria, que também teve lugar no final da semana passada!

Mas, numa iniciativa em que se desafiaram utentes e colaboradores do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) a percorrer as memórias de meio século de APCC, esta foi só uma das muitas histórias – com maior ou menor adesão à realidade – que foram contadas! Vamos, por isso, ao restante corso…

A Oficina de Escultura trouxe uma inesperada e divertida versão aumentada dos 5ª Punkada, enquanto a Oficina de Teatro levou todos de volta às origens, recordando quando ainda havia vacas nos campos em volta, e a URDP 2 convidou a jogar um “Quem é Quem?” com fotos do passado. Depois, lembrou-se o tempo em que se lavava a roupa no rio (talvez no Ceira, ali bem próximo? cada um decide em que acreditar…), a comunidade hippie que habitou a Conraria em comunhão com a natureza (mais uma vez, acredite se quiser…) e, com o envolvimento de todas as salas, a diversidade que carateriza a instituição. Para terminar em grande, houve um casamento, com a mesma emoção de outros já realizados na Quinta!

Mas a festa não se ficou pela manhã, uma vez que de tarde ainda houve o copo-de-água… perdão, o baile – que, à sua maneira, também é uma marca dos 50 anos da Associação! Mascarados ou não, utentes e trabalhadores deram largas à alegria e não desperdiçaram a oportunidade de eternizar o momento com muitas fotografias! Já houve, ao longo dos anos, várias festas memoráveis na Quinta da Conraria, pela união, a partilha e a felicidade, e esta entrará certamente para a lista das inesquecíveis!

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC nos campos das atividades de capacitação, do acompanhamento e reabilitação social ou da formação profissional, através das quais são apoiados mais de mil utentes. É também ali que funcionam o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.