APCC

Festa de Natal da Quinta da Conraria foi uma celebração feita entre família e amigos!

Habitualmente, nas Festas de Natal da Quinta da Conraria, convidamos os utentes da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra para subirem a palco, o que origina sempre momentos de animação e, não poucas vezes, inesperadas manifestações de talento… Mas ontem, o pedido foi para que simplesmente apreciassem a celebração junto dos seus familiares, porque, com a ajuda de amigos, a Associação tinha preparado um evento que era mesmo para eles!

Claro que não deixou de haver espaço para a ‘prata da casa’ (que, ainda por cima, ninguém duvida que vale ouro), com a professora de teatro Mariana Nunes a ‘inaugurar’ a Festa liderando todos numa flashmob e o professor de música Tiago Silva e a técnica de intervenção musical Maria Caetano a não deixarem os seus créditos de intérprete por mãos alheias, cantando várias canções que prenderam as atenções.

Mas também brilharam os convidados especiais, vindos da Associação Artística e Cultural Salatina: a Classe Coral e a Classe de Cavaquinhos apresentaram músicas bem conhecidas da plateia, que não regateou aplausos e acompanhou sempre com a máxima alegria! Quanto ao final, não podia ser de outra forma: o Coro da Quinta (constituído por trabalhadores dos diversos serviços e respostas da Quinta da Conraria) deu a conhecer mais um tema original, este ano com um desafio que foi abraçado sem reservas: «Aceita o presente que temos para te dar»!

E depois de tanto bater palmas, cantar, dançar ou pedir «Só mais uma» canção, restava apenas uma coisa para utentes, famílias e trabalhadores da APCC fazerem antes de darem este dia mágico por terminado: partilhar um lanche, que serviu para reconfortar os estômagos, mas também os espíritos. E, claro, aqueles que ainda tinham as prendas de Natal atrasadas puderam aproveitar a banca cheia de produtos feitos nas atividades da Associação para comprar o que estava em falta!

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC: além do CACI, do CAARPD e da Formação Profissional (através das quais são apoiados mais de mil utentes), também funcionam ali a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica, o Centro Hípico e o Lar Residencial.