APCC

Memórias e melodias, num abraço musical que uniu gerações no Lar Dr. José Mendes de Barros

Foi um verdadeiro concerto surpresa, o que tornou ainda mais especial o final da tarde de ontem no Lar Dr. José Mendes de Barros, da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra: uma atuação das Classes de Cavaquinhos e de Bandolins da Associação Artística e Cultural Salatina, ao jeito de um cantar das Janeiras, com o espírito de comunidade em alta e muita alegria dos utentes daquela unidade residencial! Houve palavras e melodias que se julgavam perdidas na memória, mas que afinal estavam na ponta da língua, além de muitas palmas a acompanhar, marcando o ritmo ao compasso da amizade e da solidariedade.

É certo que os mais velhos terão sobretudo recordado outros tempos, enquanto os mais jovens se animaram perante descobertas inesperadas. Mas neste metafórico abraço musical entre convidados e anfitriões, o que não faltou em todos – onde se tem de incluir também os membros da equipa daquela estrutura – foram os sorrisos de felicidade, num momento profundamente bonito.

O Lar Residencial Dr. José Mendes de Barros é uma das unidades residenciais da APCC, disponibilizando alojamento prioritariamente aos utentes que frequentam as respostas sociais da instituição, prestando apoio na integração escolar, em centros de atividades ocupacionais, em programas de re(h)abilitação intensivos e na formação profissional. As outras estruturas residenciais da Associação são o Lar de Apoio e o Lar Residencial da Quinta da Conraria.