Foram quase tantos os destaques quantas as braçadas para os atletas da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, no Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, disputado no passado fim de semana! Entre recordes nacionais e pessoais, melhores marcas da época e mínimos para o Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, não faltaram motivos para celebrar na Cidade Invicta!
Vamos então a factos… Começamos pela Matilde Gaspar, que melhorou os recordes de Portugal nos 50 e 800 metros livres (que já lhe pertenciam) e estabeleceu um novo máximo nos 400 estilos, além de ter batido o seu recorde pessoal nos 1500 livres. Uma prestação de alto nível, que lhe valeu o troféu de melhor atleta S21 da competição!
Mas há muito mais para salientar: o Joel Pereira fixou um novo recorde pessoal nos 50 costas e alcançou os mínimos de apuramento para o próximo Campeonato Nacional nos 200 estilos; a Carolina Lourenço e a Bárbara Gomes também garantiram o apuramento para o Nacional, respetivamente, nos 50 e 100 livres e 200 bruços, e nos 200 estilos; e o Ruben Santos logrou a melhor marca pessoal do corrente ano desportivo, nos 100 livres. Se isto não é estar em grande forma, não sabemos o que será!
A 11.ª edição do Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto disputou-se nos dias 8 e 9 de março, na Piscina de Campanhã. Participaram 164 atletas (109 masculinos e 55 femininos), em representação de 18 clubes e associações. A organização foi da Associação de Natação do Norte de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora.
A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis, tirando partido da liberdade de movimentos proporcionada pelo meio aquático, sempre num contexto de equidade e segurança. Os interessados em praticar esta ou outras modalidades (como o boccia ou a tricicleta) podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC através do telefone +351 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt, para obter mais informação sobre as possibilidades de o fazer na instituição.
O Departamento de Educação Física e Desporto desenvolve a sua atividade tanto ao nível do desporto de alta competição, como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades.











