APCC

Três artistas da APCC integram exposição que reúne obras do Cridem 2024, para ver no museu PO.RO.S até 16 de março

Mário Carvalho, Nelson Pires e Paulo Loureiro são os três artistas que exercem a sua atividade criativa na APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra com obras presentes na exposição Cridem Gallery 2024, que o PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó vai receber. Trata-se de uma mostra que reúne trabalhos apresentados ao Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual do ano passado, com os utentes da Associação a participarem nas categorias de pintura, desenho e escultura.

Os retratos de figuras femininas criados por Mário Carvalho e Nelson Pires e a interpretação tridimensional de um quadro de Matisse proposta por Paulo Loureiro são – além de cartões de visita dos seus autores, que entreabrem a porta para os projetos artísticos que cada um desenvolve, há largos anos, na Associação – exemplos da diversidade e liberdade criativas que se podem encontrar nas Oficinas de Pintura e de Escultura do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

São também um desafio: para que deixe à porta ideias pré-concebidas alimentadas por conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão, e aprecie cada obra por si mesma. É esse, de resto, o foco da abordagem da APCC no campo das artes plásticas, que visa proporcionar aos utentes, antes de tudo mais, o desenvolvimento da sua dimensão artística, tanto enquanto criadores, como enquanto recetores ou consumidores.

A exposição Cridem Gallery 2024 pode ser visitada até 16 de março, de terça-feira a domingo e das 10H00 às 18H00, na sala de exposições temporárias do PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa. A inauguração terá lugar ainda hoje, a partir das 18H30. O Cridem – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual é aberto exclusivamente a pessoas apoiadas por organizações com respostas na área da deficiência ou incapacidade intelectual, sendo organizado pela APPACDM do Porto, com o apoio da Fundação Montepio e da Fundação Manuel António da Mota.

Não esqueça que está ainda patente a Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, na Galeria de Arte da Casa da Mutualidade, que reúne cerca de quatro dezenas de obras. Trata-se de uma iniciativa em parceria com A Previdência Portuguesa, inserida no programa de celebração do 50.º aniversário da Associação, que pode visitar até ao dia 28 de fevereiro, nos dias úteis entre as 09H30 e as 15H30.

O trabalho realizado na APCC no campo das artes plásticas pode ser visto também no Instagram, sendo a aquisição das peças feita através do envio de uma mensagem para o e-mail informacao@apc-coimbra.pt, que pode utilizar igualmente para obter mais informações.

Na APCC, a Arte é encarada com o grande propósito da expressão, da comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e da edificação de ideias político-sociais. São, de resto, várias as atividades de índole artística desenvolvidas na Associação, não só no campo das artes plásticas, mas também da música e do teatro.