O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” reuniu especialistas de marketing social e serviço social, com o objetivo de cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrar soluções inovadoras. Psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, mediadores de emprego, entre outros profissionais, participaram no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas de marketing social, integralmente adaptadas a profissionais do terceiro setor, com o objetivo de melhorar a inclusão de grupos desfavorecidos.
Objetivos
– Avaliar as reais necessidades de formação dos profissionais do setor social relacionadas com o marketing social e a inclusão social;
– Desenvolver materiais de formação em marketing de inclusão social inovadores e úteis para profissionais e decisores;
– Desenvolver e validar uma nova metodologia de formação: estudo de caso de aprendizagem SIM;
– Desenvolver e validar uma nova estratégia pedagógica SIM;
– Melhorar as competências dos profissionais do setor social em marketing de inclusão social;
– Implementar metodologias e técnicas de marketing social em instituições do setor social;
– Divulgar boas práticas e exemplos de como adaptar técnicas e estratégias do marketing ao setor social;
– Explorar as possibilidades de lançar o primeiro curso de pós-graduação europeu em marketing social.
Duração
De setembro de 2019 a fevereiro de 2022.
Produtos do projeto
– SIM Training Needs Assessment – ENG
– Manual SIM – Guia prático para aplicar o Marketing Social na área da deficiência – POR
– Estratégia Pedagógica SIM – POR
– MOOC Course – ENG
Parceiros
– APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Portugal)
– Sdruzenije Na Na Raboteshtite S Hora S Uvrezhdaniya (Bulgária)
– Universidade de Valência (Espanha)
– Universidade de Lugano (Suíça)
O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” foi desenvolvido com o apoio do Erasmus+, no âmbito da ação KA2 – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.