Os 5ª Punkada sabiam ao que iam: um dia inteiro de “A Música Dá Trabalho”, o incrível projeto da Omnichord, em que se explica ao público escolar quem faz o quê antes de a música nos chegar aos ouvidos… Mas talvez não estivessem preparados para a enorme energia com que foram recebidos pelos alunos da Escola Básica N.º 2 da Lousã, na passada sexta-feira!
A manhã foi passada a conversar sobre tudo aquilo que envolve um espetáculo musical e as diversas profissões associadas. Os mais novos ficaram assim a saber, seguindo o livro com o nome do projeto que todos receberam, o que fazem a compositora, o escritor, a engenheira de som, o realizador de vídeo ou a editora, e até que também eles têm um papel, enquanto ouvintes e espetadores! Tudo isto, enquanto a banda pop/rock da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra mostrava outras dimensões da dinâmica de um concerto, como a desmontagem e o teste de som!
E depois de muitas perguntas e imensos pedidos de autógrafos – ao Fausto, à Fátima, ao Jorge, ao Miguel e ao Paulo, ao Victor Torpedo e ao Rui Gaspar (habituais companheiros da banda em estúdio, na estrada e não só), mas também à Tina, ao André, ao Pedro e à Fernanda (colaboradores da APCC que os costumam acompanhar), ao Vasco, ao Nuno e à Gabriela (da equipa Omnichord) – a tarde foi de concerto!
Não faltaram saltos, aplausos e sorrisos, ao som de “Blues da Quinta”, “Metade de Mim” ou “Deserto de Amor”. E foi mesmo com uma reprise desta última canção, juntando a uma só voz músicos, staff, alunos, professores e auxiliares, que tudo terminou… ou quase, porque a desmontagem também faz parte do trabalho que a música dá!
Os 5ª Punkada contam com mais de 300 apresentações ao vivo, em nome próprio e em colaboração com diversos coletivos de referência. Editaram até ao momento dois álbuns, ambos pela Omnichord, que podem ser comprados na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Bazar da Quinta ou enviando uma mensagem para o e-mail secretaria@apc-coimbra.pt.
São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito da APCC, cujo trabalho na área da música se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada.





















