O desporto pode ser uma ferramenta essencial para a inclusão e a participação social de jovens com deficiência. Foi esta a mensagem levada pela APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra à Coimbra Social Summit, evento coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE), que decorreu ontem no Convento São Francisco e reuniu diversos agentes do setor social para discutir estratégias inovadoras de desenvolvimento e inclusão.
Durante a apresentação do projeto “Quanto Mais Cedo Melhor!” – que a Associação desenvolveu em 2024 – a coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto, Anabela Marto, abordou os efeitos positivos da atividade desportiva no bem-estar físico, emocional e social das pessoas com deficiência, mas destacou também os desafios na captação de novos atletas.
Teve ainda a oportunidade de explicar como aquele projeto, promovido com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e cofinanciado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, não se esgotou nas iniciativas desenvolvidas no seu âmbito e tem vindo a permitir à APCC continuar o trabalho de divulgação do boccia, natação e tricicleta, nomeadamente com demonstrações em escolas e instituições ou apresentações a outras entidades, mas também através das redes sociais e do contacto direto com profissionais, potenciais atletas e famílias.
Os desportos em causa são dinamizados na APCC, tanto na vertente de alta competição como de lazer e manutenção, e os jovens com deficiência (e respetivas famílias) interessados em iniciar a sua prática podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto através do telefone +351 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt.
O boccia é um jogo de estratégia que permite desenvolver capacidades físicas e cognitivas, a natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis e que tira partido da liberdade de movimentos proporcionada pelo meio aquático e a tricicleta permite grande mobilidade a praticantes com dificuldades no movimento ou no equilíbrio.
A prática desportiva ocupa um lugar de grande relevância no quotidiano da APCC, uma instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência, com utentes de várias idades envolvidos diariamente nas atividades do Departamento de Educação Física e Desporto.
 
				 
				 
				





