APCC

Campeões da APCC foram inspiração para alunos do Espinhal

Dos primeiros lançamentos ou corridas, aos triunfos e às medalhas internacionais… É este o percurso de António Marques e Sandra Semedo, respetivamente jogador de boccia e triciclista da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, cuja experiência serviu ontem de exemplo aos alunos do Centro Educativo do Espinhal. Mas naquela demonstração de dois dos desportos praticados no Departamento de Educação Física e Desporto, que teve lugar no Pavilhão do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela, não foram só as crianças a querer experimentar!…

De facto, também os mais crescidos não resistiram ao convite e é difícil dizer quem mostrou maior entusiasmo ou quem revelou mais apetência! Certo é que foi uma manhã cheia de animação, perguntas e desportivismo. E no final da qual a comitiva da APCC pôde confirmar e a comunidade escolar teve a oportunidade de descobrir que o desporto é mesmo muito importante para a participação social e, consequentemente, para uma sociedade verdadeiramente inclusiva!

O boccia é um jogo de estratégia jogado individual ou coletivamente, que consiste no lançamento de bolas com o objetivo de colocar o maior número possível junto de uma bola-alvo, enquanto a tricicleta é uma disciplina do atletismo, em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios, que permite grande mobilidade a praticantes com dificuldades no movimento ou no equilíbrio.

Os interessados em praticar estas modalidades, bem como a natação, podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, através do telefone +351 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt, para obter mais informação sobre as possibilidades de o fazer na instituição.

O Departamento de Educação Física e Desporto desenvolve a sua atividade tanto ao nível do desporto de alta competição, como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades.