APCC

Ligados às Máquinas lançam vinil do primeiro disco e dão a conhecer videoclipe

Depois do lançamento nas plataformas digitais, no final do ano passado, o disco de estreia dos Ligados às Máquinas fica agora também disponível em formato físico, numa edição em vinil com selo da Omnichord! Mas esta não é a única novidade! A orquestra de samples da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra dá hoje a conhecer também o videoclipe do single “Acordar p’rá Vida”, primeiro avanço de “Amor Dimensional”!

E tal como o álbum é um testemunho vibrante de colaboração artística e participação criativa, tendo sido composto com recurso a matéria sonora cedida por mais de 30 artistas nacionais, o vídeo segue a mesma filosofia de criação coletiva: conta com a contribuição de Amaya Sumpsi, Casota Collective, Carincur, Gonçalo Viana, João Pedro Fonseca, Lua Carreira e Raquel Castro, que disponibilizaram imagens para criar a narrativa visual.

O vinil de “Amor Dimensional” (disponível em duas versões, preto e mármore) pode ser adquirido através do Bandcamp – o disco continua a poder também ser ouvido nas plataformas digitais. Quanto ao videoclipe, já está no YouTube.

Os Ligados às Máquinas são um inovador projeto musical, fundado há mais de uma década na APCC. Criam canções originais, construídas a partir da combinação de amostras sonoras dos mais diversos estilos musicais, construindo dessa forma uma verdadeira ‘manta de retalhos sonora’. Já atuaram ao vivo em vários pontos do país, com espetáculos em nome próprio ou em projetos colaborativos. Foi, aliás, para um desses concertos – quando se apresentaram no festival Nascentes, em 2023 – que foram criados e onde foram tocados ao vivo pela primeira vez alguns dos temas de “Amor Dimensional”.

O grupo constitui a primeira (e provavelmente a única) orquestra de samples em cadeiras de rodas do mundo, sendo atualmente formados por Andreia Matos, Dora Martins, Fátima Pinho, Hélia Maia, José Miguel Morgado, Luís Capela, Mariana Silva, Pedro Falcão e Sérgio Felício, cabendo a coordenação a Paulo Jacob. Nas sessões de gravação de “Amor Dimensional” participou ainda Jorge Arromba, entretanto falecido, a quem o videoclipe de “Acordar p’rá Vida” é dedicado.A música é uma das várias áreas do campo artístico dinamizadas na APCC, com quatro grupos atualmente em atividade. No âmbito do Departamento de Música, o trabalho desenvolve-se também através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada.