APCC

Pedro Medeiros imortalizou Fausto Sousa, dos 5ª Punkada, e agora essa fotografia vai integrar coleção do CACC

Uma fotografia de Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada, captada por Pedro Medeiros durante o Luna Fest 2023, vai fazer parte da coleção do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), tendo sido adquirida pela Câmara Municipal de Coimbra com esse propósito. Naquela imagem, o membro fundador da banda pop/rock da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra é retratado em pleno concerto, dela transparecendo a energia incomparável do grupo ao vivo.

Outra fotografia do mesmo conjunto a ser incluída no espólio referido mostra o guitarrista Victor Torpedo, nome incontornável do punk português e colaborador habitual dos 5ª Punkada: foi músico convidado nos dois discos do grupo e tem vindo a acompanhá-los em diversas atuações. Ambas as obras fizeram parte da exposição Stardust, que o reconhecido fotógrafo dedicou à primeira edição do Luna Fest e que esteve patente na Galeria de Arte da Casa da Mutualidade no ano passado, com parte das receitas das vendas a reverteram para a Associação.

Os 5ª Punkada foram fundados na APCC, há mais de 30 anos. Fausto Sousa é o único elemento da formação original que se mantém na banda, sendo atualmente acompanhado por Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob. Lançaram até ao momento os álbuns “Somos Punks ou Não?” (2021) e “Deserto de Amor” (2024), ambos editados pela Omnichord e que estão disponíveis na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Bazar da Quinta ou enviando uma mensagem para o e-mail secretaria@apc-coimbra.pt).

São quatro os coletivos musicais atualmente em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada.