APCC

Na Quinta da Conraria, o Dia de São Valentim foi um grande espetááááculo!

Há muitas coisas que podemos dizer sobre o amor, a amizade e todos os sentimentos que, de uma forma ou outra, associamos ao Dia de São Valentim… Mas, na passada sexta-feira, os utentes da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra foram muito claros: o amor é um… espetááááculo! Porque, chamados a participar no grandioso concurso da Roda dos Afetos, abraçaram entusiasticamente o desafio de responder a perguntas sobre os mais variados temas e, por mais desconcertantes que fossem as hipóteses de resposta, indicaram sempre a correta!

Havia muitas categorias possíveis – natureza, música, televisão e a sempre bastante aplaudida categoria surpresa! – e questões bem complicadas, mas nenhuma capaz de fazer diminuir a felicidade… pelo contrário, mesmo quando dúvidas se levantavam, ninguém pensava duas vezes antes de, com toda a alegria, ajudar o amigo a quem cabia responder, mesmo que não fosse da sua equipa! Assim foi possível estabelecer, por exemplo, se uma flor é ou não mais romântica do que uma chave de fendas!…

E para quem esteja a ler este texto e tenha dúvidas sobre esta problemática, uma pista: os prémios finais foram lindíssimas flores criadas na Oficina de Escultura! Que foram distribuídas pelos três primeiros classificados, embora o mais importante tenha mesmo sido que todos saíram vencedores: os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD), mas também os profissionais que trabalham naquelas respostas, que também se divertiram imenso e sentiram todo o amor partilhado!

O CACI e o CAARPD são duas das respostas sociais da APCC sedeadas na Quinta da Conraria: o primeiro promove a autonomia, a vida independente e a valorização pessoal, enquanto o segundo apoia pessoas que, transitória ou definitivamente, se encontram impossibilitadas de frequentar outro tipo de estruturas.