É já mais de uma década a constituir, verdadeiramente, uma casa familiar… Porque no Lar Dr. José Mendes de Barros, da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, os laços que existem desde o início, que cresceram nos 11 anos que entretanto passaram e que continuam a ser reforçados a cada dia são em tudo semelhantes aos que unem as famílias, feitos de momentos bons e outros menos positivos, mas sem nunca perder sentido. E essas são razões mais do que suficientes para assinalar cada aniversário!
Foi isso que voltou a acontecer no passado sábado, juntando residentes, familiares, trabalhadores, voluntários e dirigentes num entoar emocionado do “Parabéns a você” e, ainda mais significativamente, num metafórico abraço coletivo em que também estiveram ‘presentes’ todos os que, no passado, ajudaram a preencher o álbum de memórias familiares do Lar e da própria Associação.
E assim, além de apagar as velas, os presentes puderam ainda recordar muitos episódios e histórias partilhados e celebrar o espírito de comunidade que se vive naquela unidade residencial da APCC. Entre música, jogos e outros bons motivos para conviver, todos terminaram o dia sentindo-se mais ricos!
O Lar Residencial Dr. José Mendes de Barros disponibiliza alojamento prioritariamente aos utentes que frequentam as respostas sociais da APCC, prestando apoio na integração escolar, em centros de atividades ocupacionais, em programas de re(h)abilitação intensivos e na formação profissional. As outras estruturas residenciais da Associação são o Lar de Apoio e o Lar Residencial da Quinta da Conraria.







