APCC

Uma recolha de brinquedos e uma oficina para os reparar… APCC e UC Exploratório colaboram e procuram engenhocas para ajudar!

Não é uma parceria qualquer, desde logo porque junta a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, o UC Exploratório e… todos os que também queiram colaborar com esta iniciativa que vai dar vida nova a brinquedos já não tão novos assim! Mas expliquemos tudo, a começar pelo mais importante: na edição Especial de Natal dos Mercadinhos da Margem Esquerda, que vai decorrer no dia 21 de dezembro, vai realizar-se uma oficina dedicada à reparação de brinquedos!

E nesta atividade “És um engenhoca?”, a experiência da Oficina do Brinquedo da APCC vai ser colocada à disposição de quem, tendo habilidades técnicas e vontade de ajudar, queira juntar-se à equipa do UC Exploratório para responder afirmativamente àquela pergunta! Será uma forma de envolver o público com a ciência de maneira prática e significativa, mas também de cimentar o espírito comunitário e inclusivo!

A atividade de reparação será realizada simultaneamente com o Mercadinho (10H00-17H00), podendo os participantes comparecer no horário que preferirem, bastando para isso inscrever-se em https://forms.gle/JoL9FhCLEws9aVa38. Mas esta não é a única forma de colaborar: quem tiver em casa brinquedos que já não utilize, pode deixá-los no Centro de Reabilitação da APCC ou no UC Exploratório até ao próprio dia 21!

Os brinquedos recuperados através desta parceria serão depois entregues a outras famílias e comunidades socioeducativas, aumentando assim o número de sorrisos neste Natal! No caso dos mais jovens utentes apoiados pela APCC, é importante notar que são particularmente adequados brinquedos com luzes, sons ou movimento, de forma a poderem ser adaptados para serem utilizados por todas as crianças, nomeadamente pelas que têm dificuldades motoras.

Na Oficina do Brinquedo da APCC, de resto, são adaptados ou criados de raiz brinquedos, jogos e outros materiais lúdico-pedagógicos e de estimulação, para que sejam acessíveis a qualquer criança ou jovem. Estes recursos são disponibilizados aos utentes da Associação e às suas famílias, mas também à comunidade escolar, através de um sistema de requisição.