APCC

Inicie 2025 visitando a Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC na Casa da Mutualidade, inaugurada no fim de semana

São muitos os motivos para, até ao final de fevereiro, não deixar de passar pela Galeria de Arte da Casa da Mutualidade: as paisagens arrebatadoras, os retratos intensos, as formas deslumbrantes, as figuras inusitadas. Tudo isto está presente na Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, que ficará patente até ao dia 28 do próximo mês, depois de ter sido inaugurada no passado sábado, durante a cerimónia de celebração do 96.º aniversário d’A Previdência Portuguesa.

Na ocasião, os visitantes puderam ver obras agora exibidas publicamente em conjunto pela primeira vez, criadas no âmbito das Oficinas de Pintura e de Escultura da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e através das quais é possível conhecer as identidades artísticas dos respetivos autores, mas também a forma como se posicionam perante a própria história das artes plásticas. Por isso, entre reações de identificação e de surpresa, não faltou sobretudo o reconhecimento do talento e do trabalho expostos.

Esta mostra é igualmente uma oportunidade para compreender como a atividade criativa exercida por este grupo de artistas na APCC é enquadrada pela recusa de conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão, e visa proporcionar aos indivíduos o desenvolvimento da sua dimensão artística (tanto enquanto criadores, como enquanto recetores ou consumidores) e a entrada nos circuitos ‘normalizados’ da arte.

A Exposição Coletivas de Artes Plásticas da APCC, organizada em parceria com A Previdência Portuguesa, está aberta nos dias úteis, entre as 09H30 e as 15H30. Ao visitá-la, pode aproveitar para usufruir ainda da Cafetaria da Casa da Mutualidade, com serviço assegurado por utentes da Associação e com ofertas que incluem bebidas quentes, águas, bolos, bolachas e biscoitos, algumas das quais produzidas na própria instituição.

O trabalho realizado na APCC no campo das artes plásticas pode ser visto também no Instagram, sendo a aquisição das peças feita através do envio de uma mensagem para o e-mail informacao@apc-coimbra.pt, que pode utilizar igualmente para obter mais informações.

Esta exposição faz parte do programa de celebração do 50.º aniversário da APCC, que irá decorrer ao longo do ano. Fundada em 1975, a APCC afirmou-se como uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da pessoa com deficiência, nos mais variados campos. Ao assinalar cinco décadas de existência, a Associação pretende sobretudo enaltecer o papel de cada um que, ao longo desse tempo, se tornou parte de uma comunidade empenhada em trabalhar pela dignidade de todas as pessoas e pela transformação da sociedade.