Os Almoços Temáticos da Formação Profissional da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra são sempre uma viagem, gastronómica e não só. Por isso, a questão que se coloca é onde a mais recente destas iniciativas, que teve lugar na passada sexta-feira, levou os comensais… Pois bem, como desta feita o tema foi “Imaginário”, isso permitiu ter à mesa o universo da Quinta da Conraria (a refeição realizou-se, como habitualmente, na Sala do Redondo) a servir de mote para périplos à escolha de cada um!
E para que esta refeição passe a fazer parte de outros imaginários, nomeadamente os de quem possa ler estas palavras, temos mesmo de partilhar a ementa: como entradas, houve mozarela com tomate cherry, patê em base de pepino e abacaxi com chouriço; serviu-se depois uma sopa de legumes, a que se seguiu um prato principal de cuscuz com pimento recheado com carne picada; para sobremesa tivemos pera bêbada, maçã assada e suspiro de morango; e para acompanhar, limonada e sumo de laranja.
Os Almoços Temáticos da Formação Profissional visam enriquecer o percurso dos formandos, permitindo-lhes estar envolvidos desde a seleção da ementa até à confeção dos pratos, ao serviço e à decoração do espaço. Desta forma, ao praticar os diversos aspetos envolvidos na organização de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, preparam-se para os desafios do mundo do trabalho nas respetivas áreas.
Desta vez, a refeição foi realizada e servida pelo grupo de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a), sob a orientação da formadora Eugénia Luís. A decoração foi da responsabilidade da formadora Maria João Mariz e dos cursos a que ministra formação, cabendo-lhes ainda a preparação do espaço, juntamente com a formadora Clara Godinho e os respetivos cursos. O cartaz da iniciativa foi realizado pelos formandos do curso de Auxiliar de Apoio Administrativo, sob a orientação do formador Jorge Pereira.
O Centro de Formação da APCC dá resposta a pessoas em situação de desvantagem, com ou sem deficiência, oferecendo soluções com saídas profissionais e certificação académica em diversas áreas, através de cursos que implicam um apoio personalizado em termos pedagógicos e sociais.







